Com a inauguração do Armazém Solidário – Estrada do Sabão, na quarta (3/7), parceria da prefeitura com o INTECS chega a quarta unidade na capital paulista
A abertura do Armazém Solidário – Estrada do Sabão, nesta quarta-feira (3/7), quarta unidade do programa de segurança alimentar da Prefeitura de São Paulo, em parceria com o INTECS, é um passo importante para a segurança alimentar da população da Brasilândia, distrito mais populoso da Zona Norte da capital. O local é quase em frente ao Hospital Municipal Adib Jatene e fica ao lado das obras do Metrô. No mesmo endereço, funciona também o Sacolão Municipal. Essa concentração de equipamentos e serviços públicos é recente e muito bem-vista na região que, historicamente, cresceu de forma desordenada.
A nova unidade tem 485m2 e ocupa todo o 1º andar do prédio localizado no número 806 da Estrada do Sabão. Com estacionamento, rampa de acesso, elevadores e banheiros acessíveis. O acesso de veículos é pela Av. Michihisa Muratam. O edifício tornou-se um importante centro de compras.
Apesar de parecer um supermercado comum, o Armazém Solidário é uma iniciativa pública para a segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade social. Para ter acesso às compras é necessário morar na cidade de São Paulo e ter a inscrição no CadÚnico. O programa faz parte da Política Pública de Segurança Alimentar do município, que teve sua importância e alcance reconhecidos pela Organização das Nações Unidas. “O Armazém Solidário é um dos programas que integram a grande política de segurança alimentar e nutricional da cidade de São Paulo e que o prefeito Ricardo
Nunes reconheceu como uma política de Direitos Humanos, um direito humano de acesso à alimentação e nutrição adequadas”, disse a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine, destacando que a pasta também atua em outras frentes, como a distribuição de refeições e cestas básicas em todas as regiões da cidade.
O prefeito Ricardo Nunes parabenizou a Secretaria Executiva de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento/SESANA pela forma como cumpriu a missão de tornar o Armazém Solidário realidade. “É muito bom ver esse programa inovador sendo consolidado já com a quarta unidade funcionando e as pessoas em vulnerabilidade social podendo ter acesso aos alimentos de qualidade que tanto precisam, com custos reduzidos”, disse.
O programa teve início no dia 30 de janeiro, com a inauguração da unidade São Miguel Paulista, na zona Leste. De lá para cá, mais duas unidades foram abertas, em City Jaraguá e Jaraguá, nos meses de março e abril, ambas na região Noroeste da cidade. Juntas, as unidades já contabilizam mais de 90 mil atendimentos. Um levantamento direcionado ao público que faz compras no armazém registrou mais de 90% de satisfação.
O Armazém Solidário oferece centenas de produtos alimentícios com uma média de preços até 30% mais baixos em relação ao comércio convencional. Também oferece produtos de higiene e limpeza para que os beneficiários possam fazer as compras no mesmo lugar e assim evitar deslocamentos.