INTECS promove capacitação das equipes do Armazém Solidário

Mais de 100 colaboradores das seis unidades do projeto concluíram o curso Relacionamento Interpessoal e Comunicação, desenvolvido pela área de educação corporativa do Instituto

Educação Corporativa

Na última quarta-feira, um grupo de 12 pessoas, composto por dois funcionários de cada uma das seis unidades do Armazém Solidário esteve na Sede do INTECS, na Av. Paulista. Vieram para o treinamento: Relacionamento Interpessoal Comunicação, desenvolvido pela área de educação corporativa do Instituto. Chegaram separadamente, com semblante sério e poucas palavras. Horas depois, deixaram o prédio juntos, conversando animadamente.

Esta cena se repete todas as quartas-feiras, desde fevereiro, com variação apenas dos protagonistas. O que explica a mudança de comportamento, da apreensão à total descontração em tão pouco tempo é justamente um dos objetivos do curso. Neste texto vamos revelar o que acontece no treinamento, sem é claro, entrar em detalhes que possam comprometer a experiência dos próximos participantes. Sem Spoiler, portanto.

A escolha dos participantes, não aleatória, envolve pessoas com diferentes funções, idades e formações. Normalmente, com exceção da dupla que vem da mesma unidade, os participantes mal se conhecem ou apenas se conhecem de vista, ou por telefone.  Na chegada, são recebidos pela equipe de Gente & Gestão, responsável pela Educação Corporativa, que cuida da capacitação e qualificação dos colaboradores. Eles são encaminhados para uma sala de reuniões, e convidados a se sentar ao redor de uma mesa com uma tela na parede ao fundo, onde o conteúdo audiovisual do curso é exibido.  

Os participantes recebem uma breve orientação sobre o formato do treinamento e os pontos que serão abordados. Aos poucos, a timidez inicial vai dando espaço para uma ampla participação. Cada um é estimulado a refletir e a opinar sobre os exemplos e situações que são apresentados. “O objetivo é aprimorar habilidades de comunicação e trabalho em equipe, além de compartilhar dicas que ajudam a identificar e a evitar situações de conflito com o desenvolvimento da empatia”, explica Patrícia Almeida, Gerente de Gente e Gestão do INTECS.

O relacionamento interpessoal refere-se à interação e conexão entre pessoas, baseada na comunicação, no respeito, empatia e colaboração. É um componente essencial para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Promover um bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho melhora o clima organizacional e gera maior satisfação e motivação dos funcionários. Isso não só possibilita a redução de conflitos como também tem o efeito de aumentar a produtividade. Benefícios que impactam diretamente no sucesso da equipe e da empresa.

Atividade Prática:

Um dos exemplos práticos discutidos durante o treinamento foi uma situação que envolvia rumores negativos sobre um colega fictício. A resolução incluiu uma conversa aberta e transparente, reforço da comunicação, apoio ao promovido e uma campanha de sensibilização contra fofocas. Essa abordagem demonstrou a importância de lidar com boatos de forma ética e responsável.

O trabalho em equipe foi outro tema destacado, mostrando que a colaboração entre membros da equipe aumenta a produtividade, traz diversidade de ideias, melhora o clima organizacional, desenvolve habilidades e reduz o estresse. “Nós temos atividades lúdicas que são realizadas para estimular estes valores”, explica Patrícia Almeida.

Público e impacto

Mais de 100 pessoas já participaram da experiência, o que corresponde a 71% do público planejado. Parte do Impacto do treinamento já fica evidente na cena descrita no início deste texto e no depoimento dos participantes, mas também já é possível perceber os efeitos no dia a dia das unidades que os objetivos do curso estão sendo alcançados.

Encarregado no Armazém Jaraguá, Altino Sensitivo participou de uma das primeiras turmas do curso e avaliou a experiência. “Eu mal conhecia as pessoas que fizeram o curso comigo, e as dinâmicas fizeram com que a gente fosse se soltando. No final todos nós participamos ativamente. Os temas abordados mostraram que temos muito em comum e que é sempre melhor estar aberto ao diálogo e procurar enxergar o outro, com empatia”, relata Altino, que percebeu também uma melhora no ambiente de trabalho de sua unidade à medida em que mais colegas foram participavam do curso.

“O treinamento de Dinâmica de Grupo sobre relacionamento interpessoal, no INTECS é um passo importante para fortalecer a comunicação, a empatia e a colaboração mútua. Ao adotar essas práticas no dia a dia, a empresa busca criar um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de todos”, afirma Leuda Sousa Silva, presidente do Instituto.

Comunicação Eficaz e Escuta Ativa

Durante o treinamento, é enfatizada a importância da comunicação eficaz, que inclui clareza, objetividade, coerência, empatia e feedback. Além disso, a prática da escuta ativa, que promove a empatia e a confiança nas interações, também foi abordada como uma ferramenta essencial para um bom relacionamento interpessoal.

A empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro, e a inteligência emocional, que envolve o autoconhecimento, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais, foram temas centrais do treinamento. Essas habilidades são fundamentais para criar um ambiente de trabalho colaborativo e respeitoso.

A comunicação é um processo que envolve a mensagem, o emissor e o receptor. Seja numa conversa informal entre colegas ou numa palestra em uma universidade, estes elementos estão sujeitos a ruídos, que podem comprometer a mensagem e atrapalhar a sua compreensão. Há uma frase que sintetiza esse processo que tem tudo a ver com as capacidades que o curso se propõe a desenvolver. A comunicação não é o que a gente diz, é o que o outro entende.

Para mais informações sobre iniciativas do INTECS, acesse nosso site: www.intecsbr.org

Tags :

Compartilhe :