Mais de 400 famílias fizeram as compras na abertura da nova unidade do Programa de Segurança Alimentar da capital paulista que já contabiliza 220 mil atendimentos à população de baixa renda
Na terça-feira (22/10), o bairro de cidade Tiradentes recebeu a sexta unidade do Programa Armazém Solidário, iniciativa de Segurança Alimentar da Prefeitura de São Paulo, em parceria com o INTECS. O Armazém Solidário Cidade Tiradentes recebeu centenas de pessoas logo que abriu as portas. Mais de 400 famílias estiveram lá para aproveitar os preços reduzidos de alimentos saudáveis, produtos de higiene e limpeza oferecidos para a população da cidade inscrita no CadÚnico.
Durante a breve cerimônia de abertura um momento chamou a atenção do público presente. Quando o secretário executivo de Segurança Alimentar, Nutricional e de Abastecimento Aurélio Oliveira da Costa leu uma carta que a moradora de São Miguel Paulista, Lucimara Aparecida, entregou para a Gerente do Armazém Solidário no dia 19 deste mês, depois de fazer compras pela primeira vez na unidade de seu bairro. “Quero agradecer pela oportunidade de poder comer melhor com preços que eu consegui pagar”, dizia a mensagem escrita a mão por Lucimara.
A abertura do Armazém Solidário gerava expectativa em Cidade Tiradentes, desde o mês de agosto, quando tiveram início as obras para a construção do prédio de 515m², na Av. dos Metalúrgicos ao lado do Mercado Municipal. A notícia correu pelo bairro da zona Leste, região mais populosa da cidade de São Paulo e ganhou ainda mais força nas últimas semanas.
Além de comprar barato, o público que compareceu à abertura também pode experimentar um bolo de laranja, preparado com o suco e a casca da fruta. Um stand de demonstração foi montado no local, onde as nutricionistas do programa Armazém Solidário ofereciam a degustação e conversavam sobre a receita. “É uma receita saborosa e fácil de fazer que aproveita os nutrientes da fruta como um todo evitando o desperdício”, explica a supervisora de nutrição do Intecs, Mariana Lozano.
O Armazém Solidário também tem como missão, conscientizar a população sobre hábitos alimentares e incentivar escolhas mais saudáveis, contribuindo assim para a melhoria da qualidade da alimentação da população.